Morre o Pr. Julio Soder

Ontem, 07/11/10, o grande Pr. Julio Soder foi se encontrar com o Senhor. Não éramos muito próximos, mas tínhamos uma relação muito cordial um com o outro. Apesar da proximidade geográfica (morávamos em cidades visinhas e próximas) e ministerial (ambos éramos do mesmo ministério, embora de congregações diferentes), nos falamos poucas vezes pessoalmente.

No último dia 12/10/10 tive o prazer de almoçar com ele e sua esposa, onde conversamos sobre alguns assuntos relacionados a fé, política, sociedade e, principalmente os caminhos e descaminhos da igreja atual.

Pr Julio e eu sempre tínhamos discussões um pouco áridas na web, principalmente durante o último pleito eleitoral, já que ele era de tendência conservadora de direita enquanto eu caio mais para a esquerda. Mas, apesar das discussões e discordâncias, gostávamos um do outro. Éramos como Chuang Tzu e Hui Tzu.

Há cerca de 2300 anos os filósofos chineses Chuang Tzu e Hui Tzu viviam discutindo sobre vários assuntos. Quando Hui Tzu faleceu, seu amigo oponente lamentou: “Desde que Hui Tzu morreu, eu, também, não tive nada apropriado com o que trabalhar, não tenho mais ninguém com quem eu possa realmente conversar.” (Esta história me foi contada por uma pessoa com quem tive diversas discussões e rixas.)

Claro, ainda tenho muitas pessoas com quem conversar e discutir e certamente não deixarei de trabalhar por causa da morte do Pr. Julio, mas, com toda certeza, com sua partida algo findou aqui neste mundo, e sua ausência já está sendo sentida.

Aliás, em meio a toda tristeza pela notícia de ontem eu fiquei muito feliz e orgulhoso (por ele) de ver o quanto o Pr. Julio era querido, e como sua partida gerou comoção na web. Cansei de ler tweets e postagens de condolências. Ele certamente ficaria muito feliz em ler estas mensagens.

Apesar dos pontos em que discordávamos, suas pregações eram absolutamente cristocêntricas, e ambos concordávamos com muitas coisas em relação à Igreja Cristã. Seu prazer era ensinar sobre o Evangelho, e até em sua morte ele me ensinou muitas coisas.

Sua mensagem O goleiro Bruno, a Igreja e a Ceia (apesar do nome) foi uma das pregações mais profundas que já ouvi em toda minha vida. Em seu blog diversas mensagens poderão ser (até a volta de Cristo) baixadas e ouvidas e ainda edificarão a vida de muitos.

Pr Julio, mesmo não estando mais aqui, fará mais pela Igreja com suas mensagens gravadas e pelo testemunho que deixou do que muitos vivos por aí.

Minhas condolências à família e a aqueles mais próximos, que certamente estão muito mais sentidos do que eu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s