Como Ler um Livro?

Como você realiza a leitura de seus livros? Você apenas lê? Você escreve alguma coisa enquanto lê? Como você transforma as informações que adquire em conhecimento? Como você sistematiza os conhecimentos obtidos após a leitura? (Via Formspring)

– RESPOSTA –

Pergunta interessante.

A maneira vomo eu leio um livro depende incialmente do tipo de livro que estou lendo. Não justifica fazer anotações em romances, por exemplo. Alguns livros demandam aqueles rabiscos e comentários nas páginas conforme vai decorrendo a leitura. Outros não. Mas eu particularmente não gosto de marcar as páginas dos livros com marca-texto. Já experimentei isto e não gostei (e fiquei com um monte de livros marcados).

Eu sempre ando com um lápis na mochila, então na medida em que eu vou achando coisas interessantes no livro eu risco, faço setas e circulos e coloco uma anotação na última página do livro (que geralmente é em branco) com o número da página em que fiz o risco juntamente com alguma observação simples.

Por exemplo, estou lendo um livro de N. T. Wright e na página 220 ele fala algo interessante sobre o cristão e a política. Então eu risco o que considero importante, na página 220, e no fim do livro, eu coloco uma observação do tipo:

p. 220 – o cristão e a política

Quando termino de ler o livro, eu vou ao fim, vejo quais anotações deixei lá, vou nas páginas onde deixei os riscos de indicações e releio o que marquei. Mas não faço isso apenas uma vez. Daqui três ou quatro meses posso pegar este mesmo livro e reler o que marquei, ou então escolher um capítulo separado e lê-lo completamente, independente dele ter ou não riscos, para relembrar de alguns pontos da argumentação do autor.

Acho que para quase todos os livros que eu li eu consigo explicar (pelo menos em linhas gerais) o seu conteúdo. Quando vou fazer uma pesquisa, então, eu tenho ao menos ideia de onde buscar as informações.

O “conhecimento” de determinado assunto vem, acredito, pela repetição do estudo deste mesmo assunto, seja pela leitura repetida várias vezes do mesmo livro, seja por livros diferentes que abordam o mesmo assunto. Por exemplo, se eu ler sete livros diferentes sobre a historicidade da ressurreição de Jesus, eu lerei sete vezes sobre o mesmo assunto e, então, acomodando este assunto em minha mente aos poucos. E, neste cenário, eu não precisarei ficar debruçado sobre o mesmo livro por três, quatro meses, o que é desgastante.

Mas, caso queira saber mais, (pois eu realmente não tenho muitos critérios para apreensão de conhecimento na leitura) leia a resenha que meu amigo Glauber Ataíde fez sobre o livro How to read a book [Como ler um livro].

Uma resposta para “Como Ler um Livro?

  1. Se vc ler o “How to Read a Book”, verá que tem muito mais o que fazer. Embora vc já deva ler melhor que a maioria das pessoas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s